Prêmio de Psicologia e Direitos Humanos

Perguntas frequentes

Compartilhe

O tema dos artigos devem ser, obrigatoriamente, relacionados ao período da Ditadura no Brasil?

Conforme o Regulamento, os trabalhos devem tratar do tema Ditadura Civil-Militar e Repercussões sobre a Psicologia como Ciência e Profissão.

Meu artigo é fruto de um projeto de iniciação científica, posso concorrer?

Os artigos podem ou não serem resultantes de projeto de Iniciação Científica orientado por professor. No caso de projeto de Iniciação Científica, será exigida a autoria conjunta com professor responsável.

Quem pode se inscrever?

Todos (as) psicólogos (as) e estudantes podem se inscrever. No primeiro caso, os profissionais deverão estar inscritos em Conselhos Regionais de Psicologia; já os estudantes deverão estar matriculados regularmente em cursos de Psicologia.

Preciso ser psicólogo (a) ou estudante de Psicologia para me inscrever?

Conforme diz o Regulamento, é preciso ser psicólogo (a) ou estudante para concorrer ao Prêmio.

Já sou formado, posso apresentar meu trabalho da época da faculdade?

A inscrição deverá ser feita na categoria profissional e deverá atender aos pré-requisitos do Regulamento. Trabalhos com mais de um autor não serão aceitos.

Estou no primeiro semestre da faculdade, posso concorrer ao Prêmio?

Estudantes regularmente matriculados em cursos de Psicologia podem concorrer ao Prêmio, desde que enviem trabalhos dentro do tema proposto no Regulamento.

Qual o formato do trabalho?

 

De acordo com o Regulamento, os trabalhos deverão respeitar a seguinte forma de apresentação:

1. Deve ser enviado, via sistema, uma carta de encaminhamento assinada e digitalizada pela(o) autora(r) (no caso de único) ou por todas(os) a(o)s autoras(es) (no caso de co-autoria), garantindo: a) que o artigo é inédito e original; b) que não está submetido a outra revista para publicação; c) que foram atendidos todos os procedimentos éticos exigidos pela legislação vigente.

2. Folha de rosto com o nome das(os) autoras(es) contendo: a) título em português (com, no máximo, 12 palavras);b) sugestão de título resumido em português; c) título em inglês; d) título em espanhol, e) nome de cada autor, seguido da afiliação institucional e titulação; f) endereço completo para publicação e para envio de correspondência, fax, telefone e endereço eletrônico.

3. Resumo em português, com 150 a 200 palavras e acompanhado de quatro palavras-chave (as palavras-chave devem constar do vocabulário Terminologia em Psicologia, disponível na Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia – BVS-Psi: www.bvs-psi.org.br).

4. Resumo e palavras-chave em inglês (abstract e keywords) e em espanhol (resumen e palabras clave), compatível com o resumo e as palavras-chave em português.

5. Texto digitado em Times New Roman, fonte 12, espaço duplo e margens de 2 cm.

6. Anexos, apenas quando de fato sejam indispensáveis à compreensão do texto. Devem comparecer no final do texto, numerados na ordem de apresentação.

7. Figuras e tabelas devem incluir legendas e serem inseridas no corpo de texto do artigo.

8. Os textos devem ser submetidos em formato Microsoft Word 97/2000/XP (.doc).

Meu trabalho está fora dos padrões exigidos no Regulamento, tenho que adequá-lo?

Os trabalhos que não estejam no formato indicado no Regulamento poderão ser automaticamente excluídos do processo, a critério da Comissão Julgadora do Prêmio.

Até quando posso mandar meu trabalho?

Estudantes e profissionais poderão enviar seus trabalhos até 20 de julho de 2013.

Quando será o resultado?

Divulgação em breve.